Game of Thrones: apesar da profecia, Daenerys pode ficar grávida?

A sétima temporada de Game of Thronessérie da HBO, terminou de um jeito que muitos fãs esperavam (apesar de nem todo mundo aprovar): Daenerys Targaryen e Jon Snow, tia e sobrinho, são agora um casal. E eles ainda não fazem ideia de seu grau de parentesco, o que promete ser uma revelação importante na oitava temporada.

No entanto, muita gente está se perguntando se será possível que Daenerys tenha um filho, nascido vivo, o que contraria a profecia da bruxa Mirri Maz Duur, proferida ainda na primeira temporada. E se isso acontecer, que rumos a sucessão do trono pode tomar?

Daenerys grávida: é possível?

A bruxa Mirri Maz Duur declarou, ainda na primeira temporada, que Khal Drogo só voltaria à vida Quando o sol nascer a oeste e se pôr no leste.Quando os mares secarem e as montanhas forem sopradas pelo vento como folhas.Quando o seu ventre estiver pronto a ganhar vida e der à luz um filho vivo”. O tom irônico da declaração da bruxa deixava claro que Drogo não voltaria mais a ser o que era. E a partir daí Daenerys passou a acreditar que não poderia mais dar à luz a uma criança.

No entanto, alguns fãs dos livros e da série têm se dedicado a analisar de maneira minuciosa a profecia. E talvez as respostas estejam mais claras na Literatura do que na TV, pelo menos por enquanto. Por exemplo: se considerarmos “o sol que nasce no oeste”, podemos alegar que isso faz alusão à viagem Quentyn Martell de Dorne (oeste), a Meereen (leste), já que a insígnia de Martell é um sol atravessado por uma lança.

Para os livros, isso funciona como tese. Já na série, em que o personagem não aparece, a ideia seria de que Jon, filho de Rhaegar Targaryen, seria o sol nascido no oeste e agora, ao se juntar com Dany, ele seguiu para o leste.

Já no caso dos “mares secando”, se considerarmos as grandes pastagens do mar Dothraki, vários momentos nos livros já apontam que realmente estão diminuindo em volume. A série, no entanto, já ultrapassou essa parte e não tocou no assunto. Mas o fato de que os Dothraki atravessaram o mar junto à Daenerys, o que era impensável antes, é o que pode simbolizar que o “mar secou”.

Já com relação às montanhas, “sopradas pelo vento como folhas”, podemos citar o fato de que a muralha foi derrubada com facilidade pelo Rei da Noite, com a ajuda de seu dragão.

Então, se olharmos por esse lado, a profecia já se cumpriu de alguma forma, e talvez o ventre de Daenerys esteja pronto para gerar um filho vivo. E há ainda a possibilidade de que simplesmente Mirri Maz Duur, irritada com Daenerys naquele momento, tenha dito tudo aquilo sem que necessariamente fosse verdade.

Até porque, na série, ela não fala nada especificamente a respeito da fertilidade da rainha. Confira no vídeo abaixo, a partir do minuto 1:00 [em inglês]:

https://youtu.be/5E7kPax4eno

A conversa com Tyrion

Em conversa com Jon Snow, Daenerys diz acreditar que não poderá ter filhos, o que ele rapidamente refuta, alegando que algumas coisas parecem impossíveis, mas não são.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o fato de que Tyrion Lannister conversou com sua rainha no sexto episódio da sétima temporada, a respeito de sua sucessão. Ele insiste que eles precisam conversar sobre isso, e que ela não pode colocar a si mesma no campo de batalha, pois não há ninguém que possa sucedê-la no trono. A conversa não pode ser considerada algo aleatório. Provavelmente é uma maneira de deixar o espectador cogitando a ideia e pensando no fato.